A mulher que nunca reclamou do cabelo que tem algum dia que atire a primeira pedra!
Sim, o assunto hoje é juba são os cabelos.
Eu confesso que até hoje não sei bem que tipo de cabelo é o meu. Depende do dia ele tá oleoso, em outros tá ressecado e no fim eu sempre acho que é normal rs.
Ser mulher não é nada fácil. Ficar linda muito menos...
Por esse dilema existir em nossas vidas (e por eu precisar descobrir que tipo de cabelo é o meu), resolvi fazer esse post.
Foto: Google
Como já é de se esperar, cabelos oleosos são aqueles onde há 'gordura' excessiva. Isso acontece devido ao 'trabalho' (vamos dizer assim) que as glândulas sebáceas realizam, sendo assim, elas trabalham e muito nesse caso. Em cabelos oleosos é nítido quase nenhum volume e fios finos.
Nesse caso, é necessário lavagem diariamente para que se possa ter cabelos com um aspecto bonito e não uma frigideira pronta pra fritar batatas e sem aquele brilho excessivo de gordura. O uso de shampoos próprios é outra medida essencial. Condicionador na raiz, nem pensar!
Já pra quem tem cabelos secos ou ressecados, as glândulas sebáceas fazem o papel ao contrário, ou seja, 'trabalham' pouco e, por isso, quase não produzem gordura para hidratar os fios. Sendo assim, os cabelos ficam com aquela aparência de cabelo sem brilho, com muito volume e difícil de lidar um verdadeiro inferno.
Para lidar com fios desse tipo, é necessário fazer também o processo contrário dos para fios oleosos. Então vamos lá, lavar diariamente é algo que não se pode fazer, mas pode e DEVE hidratá-lo uma vez por semana.
E os cabelos normais???
Ah! Esses são aqueles invejáveis (ou seja, não é o meu rs). Macios, com volume na medida certa, as glândulas sebáceas também trabalham na medida certa, então não é aquele cabelo difícil, mas também não é aquela coisa melecada de óleo. Resumindo, é o cabelo do sonho de toda mulher!
Como não há a produção excessiva de gordura, fios normais não precisam ser lavados com a mesma frequência que os oleosos, assim como não é necessário hidratar uma vez por semana, duas vezes no mês (ou seja, a cada 15 dias) já tá de bom tamanho.
Pesquisei, li, reli diversas matérias e até agora eu não identifiquei meu cabelo. Não tem cabelo do tipo 'vontade própria'? Porque é assim que ele age. Não sabe se é oleoso, seco, normal... Depende do dia, da estação, temperatura...
A verdade é que nós nunca estamos satisfeitas, né?
Se você assim como eu ainda não identificou que tipo de cabelo você tem e quer o auxílio de um especialista, o negócio é procurar um dermatologista e ele poderá lhe ajudar. Depois, procure um bom cabeleireiro(a) e comece a tratar de seus fios adequadamente.
Ah! Outra coisa, não é porque aquele shampoo, condicionador, máscara de tratamento ou qualquer outro produto fez milagre nos cabelos da sua melhor amiga de infância que também fará no seu. Fique atenta!
Espero que o post tenha ajudado e que vocês tenham gostado!
Beejo
4 comentários:
O meu é oleoso, lavo 4 vezes na semana, faço hidratação de 15 em 15 dias. Não gosto do meu tipo de cabelo, mas aprendi a viver com ele.
Beijos
http://antenadissimam.blogspot.com.br
Ai, Rafa, o meu tá mais pra misto, viu? E ainda assim, mais voltado pro seco.
Mas é aquilo, o negócio é saber lidar com a beleza e passar os produtos certos!
Obrigada pela visita.
Beijos
Laura
Meu cabelo é do tipo seco T.T
Vocês podem indicar produtos de hidratação e manutenção que sejam bons e não mt caros pra esse tipo de cabelo?
Obrigada
http://cherriesandblueberries.blogspot.com.br/
Olha, Bluemih, eu costumo usar os cremes NOVEX e gosto bastante dos resultados, viu?
Na verdade, foi o único que usei até agora (é, eu não tinha o costume de fazer hidratação em casa).
Espero ter ajudado.
Laura
Postar um comentário
Deixe aqui a sua opinião e/ou crítica construtiva.
Espero que gostem do nosso espaço.
Um beijo!